84 câmaras decidiram baixar o IMI a pagar pelos proprietários que adquiriram imóveis até 31 de dezembro de 2020. Porém, isto não representa a decisão da maioria, que decidiu não fazer alterações na taxa de IMI.
O IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) pode ser cobrado de diferentes formas nos vários concelhos do país, podendo consultar o Portal das Finanças para saber as taxas de cada concelho, e permitindo assim que alguns municípios tomem a decisão de os alterar, como é o caso das 84 câmaras que decidiram baixá-lo, apresentadas na imagem abaixo:
Embora estas tenham decidido baixar o IMI, a maioria dos concelhos optou por não o alterar e, ao contrário do ano passado, nenhum município decidiu aumentar.
Para além disso, e mantendo a tendència dos últimos anos, o número de municípios em que é aplicada a taxa máxima de IMI voltou a descer, tornando assim apenas 8 municípios a cobrá-la em 2021, sendo estes: Alandroal, Caminha, Cartaxo, Mafra, Nazaré, Nordeste, Vila Franca do Campo e Vila Nova de Poiares.
Fonte: Diário de Notícias