FacebookPixel
Notícias
O que deve saber sobre o mercado imobiliário
Notícias
Voltar \ Casas Flutuantes: Serão o nosso futuro?

Casas Flutuantes: Serão o nosso futuro?

20 mar 2021
Casas Flutuantes: Serão o nosso futuro?
A ideia parece retirada de um filme, no entanto esta é uma realidade já vivida em Amesterdão. O bairro de IJburg é um distrito na Holanda totalmente flutuante, em cima do Lago IJmeer.

As habitações são inicialmente construídas em terra e, posteriormente, transportadas para a água. Estas casas estão ancoradas a tanques flutuantes de betão, o que permite um movimento apenas vertical, resultante das oscilações da maré. 
 

Esta inovação arquitetónica aglomera, ainda, uma caraterística sustentável. Contrariamente à resolução habitual, estas casas podem ser desmontadas, realocadas ou readaptadas. Sendo possível para o comprador adquirir opções extras como, terraços flutuantes, uma entrada adjacente ou uma caminho adicional ao redor da sua habitação. As estruturas são ainda abastecidas por energia solar e são privilegiadas as matérias primas sustentáveis.
 

Para o futuro, o objetivo deste bairro assenta em 18 mil casas construídas para 45 mil moradores. Este bairro holandês contará ainda com parques, escolas, lojas, centros de lazer e restaurantes. 


Será este o futuro das nossas habitações face às mudanças climáticas ?


 
Veja Também