FacebookPixel
Notícias
O que deve saber sobre o mercado imobiliário
Notícias
Voltar \ Obras no Brasília prometem nova vida ao shopping mais antigo do Porto

Obras no Brasília prometem nova vida ao shopping mais antigo do Porto

12 ago 2021
Obras no Brasília prometem nova vida ao shopping mais antigo do Porto
Nasceu em meados da década de 70 "o mais antigo shopping da Península Ibérica". O primeiro com escadas rolantes, com uma sala de cinema (Charlot) com capacidade para mais de 400 espetadores e exibição de filmes da atualidade, com várias discotecas e bares, com as lojas das mais conceituadas marcas e um glamour único à época.

O centro comercial tornou-se um fenómeno tão grande que se faziam excursões com clientes de todo o país e de Espanha!

 

Contudo, o primeiro shopping da cidade do Porto perdeu terreno para os grandes shoppings que começaram a surgir nos anos 90. As lojas foram fechando portas mas alguns comerciantes conseguiram manter os negócios e novas lojas acabaram por ir abrindo, impulsionadas pelo valor das rendas (entre 50 e os 1200 euros), apesar de estar com apenas 65 a 70% de ocupação. 

 

As obras aprovadas pelos condóminos prometem, agora, dar uma nova vida ao Brasília, num investimento de meio milhão de euros, que demorou uma década a "juntar". De acordo com Frederico Pacheco, responsável pelo marketing do Brasília "Estamos a falar de 500 mil euros de euros de capital próprio dos condóminos do shopping". A requalificação já deveria ter começado o ano passado, mas "a pandemia acabou por atrasar o processo". Foram também os confinamentos, com as lojas obrigadas a fechar, que levaram a que a taxa de ocupação que rondava os 75 a 80 por cento tivesse uma quebra de 10 por cento. O encerramento forçado tornou-se insustentável para alguns comerciantes. 

 

O objetivo é que as obras estejam concluídas em 2022, sendo que estas incluem substituição integral de tetos falsos e iluminação de corredores; remodelação das escadas rolantes; arranjos no hall central com alteração de escadas; colocação de laje no piso 0; remodelação dos vãos; polimento e vitrificação do pavimento; remodelação das claraboias; renovação dos WC's; um projeto de sinalética; instalação de Wifi nas áreas comuns e instalação de diretórios digitais.


 
Veja Também